Tutorial Corel Draw – Criar Tabelas

O Coreldraw é considerado um programa fantástico para a confecção de tabelas pela oportunidade e liberdade que dá ao usuário de praticamente permitir qualquer coisa que ele queira fazer. Nesse tutorial vamos elaborar uma Tabela de Preços. Temos três produtos, cada um com um preço para o atacado e outro para o varejo. Portanto, precisaremos uma linha para os títulos e três linhas para os produtos. presisaremos também de 3 colunas em cada linha, uma para o nome do produto, uma para o seu preço no atacado e outra para o seu preço no varejo. Então teremos uma tabela com 4 linhas e três colunas.

1 – A primeira coisa a se fazer é criar a própria tabela. para isso o Coreldraw nos dá uma ferramente específica. Quando você clica em Poligonon Tool > Graph Paper Tool aparece na barra superior duas caixas de texto para você escolher quantas colunas e quantas linhas quer. Entre 3 colunas e 4 linhas. clique em Pick Tool e envolva a tebela que apareceu na sua área de trabalho para marcá-la. Em seguida, clique na ferramenta Outline Tool > Outline Pen Dialog e escolha 1 ponto com espessura de linha. A tabela aparecerá assim:

2 – Agora vamos selecionar a primeira célula da tabela (é a da 1ª coluna e 1ª linha). Clique nela pressinando ao mesmo tempo a tecla CTRL. com ela selecionada, clique na ferramenta Fill Tool > Fountain Fill Dialog. Digite para o Angle o valor de -90. Escolha Linear e na cor From, pelo sistema CMYK, entre C = 0, M =0, Y = 0 e K = 50. Portanto temos um cinzento com 50% de preto. Na cor To deixe branco. Clique Ok. Repita isso nas duas células ao lado dessa. você terá essa imagem:

3 – Agora selecione na segunda linha a célula da esquerda. Vá novamente em Fill Tool > Fountain Fill Dialog e dessa vez escolha Square em vez de Linear. Na cor From digite C = 0, M = 70, Y = 0 e K = 0. Repita isso nas células restantes da 1ª coluna. A imagem ficará assim:

4 – Na segunda coluna repita o mesmo procedimento que na primeira mas desta vez escolhendo a cor: C= 50, M = 0, Y = 0 e K = 0. Na terceira e última coluna, repita novamente o procedimento mas com a seguinte cor: C = 50, M = 0, Y = 80 e K = 0 para fazermos um verde. Veja como ficou a tabela:

5 – Agora só falta digitarmos o texto. Escolhi a fonte Arial Bold, corpo 24. Digite a primeira palavra: “CUSTO”. A seguir, “ATACADO”. Repare que você não necessita entrar novamente fonte, tamanho, etc. Com a palavra selecionada, basta clicar em Edit > Copy Properties From > Text Properties. Aparecerá uma seta na tela e se você clicar na palavra “CUSTO”, a palavra “ATACADO” vai adquirir a mesma formatação. Repita o mesmo com a palavra “VAREJO”. Depois digite nos respectivos lugares os nomes dos produtos. Agora vamos escrever as quantias: a primeira é “R$ 14,00″. É mais fácil aqui clicar em CTRL + D para copiar a quantia e aí é só editá-la com a ferramenta Text Tool. Ao terminar essa digitação a sua tabela estará pronta. Pode gravála ou exportá-la para bitmap em File > Export.