Tutorial Corel Draw – Como fazer uma animação

Esta animação seria a assinatura da propaganda de uma empresa para televisão. Ou seja a parte final de um VT quando aparece a marca.

É um garçom que oferece o produto em uma bandeja para o cliente, que no caso seríamos nós telespectadores. Dá uma olhada:

Esta é a primeira imagem. O primeiro desenho ou quadro. A partir daí daremos seqüência em nossa animação. O desenho foi feito à mão com lápis e escaneado. Logo após vetorizado e colorido no Corel.

Veja agora este outro:

Este é o último quadro. Aquele que finaliza a assinatura. Note que neste os pãezinhos estão em primeiro plano. A partir daí aimagem sumiria e apareceria a marca.

São 30 quadros numa taxa de 24qps (24 quadros por segundo) que vai dar uma duração de 1,2 s (1 segundo e 200 milésimos).

Vamos preparar o campo então. Para este tutorial estarei usando o Corel 11. Como já disse, fiz o desenho a lápis e vetorizei no Corel.
Baixar o CDR completo

Quer aprendre a vetorizar ?
Matéria 1 – Tutorial
Matéria 2 – Video Aula

Abra um novo documento no Corel Draw e dê as seguintes especificações em Pixels:

Agora importe o desenho (partindo do ponto que você já deve ter feito o desenho à lápis e escaneado) e vetorize. Mas preste atenção em uma coisa: Apenas o braço irá se mexer. Portanto desenho primeiro o corpo. Veja

Deixei aquela parte branca para você ver onde vamos inserir o braço em seu primeiro movimento. Agrupe este desenho. Menos aquela parte do ombro direito.Você não irá mexer mais nele.

Agora, desenhe o braço com a bandeja:

Esta será a parte que vamos movimentar. É simples: Ela apenas aumentará de tamanho. Terá que ser quadro-a-quadro porque o ombro também irá mudar. E a cada mudança, teremos de refazer alguns traços.

Vocâ sabe trabalhar em Power Clip? Não!? Eu imaginava…. Vamos trabalhar em Power Clip para que todos os quadros saiam rigorosamente do mesmo tamanho. Isso evitará “pulos” na animação. Pois vamos exportar em lote para o Flash que abrirá, por sua vez, em lote já transformando automaticamente em um filme. Vamos ver o que é esse tal de Power Clip? Power Clip é a forma de você colocar um desenho dentro de um outro desde que este outro seja vetorial.

Tendo em vista que você já está com o desenhos vetorizado, colorido e pronto pra animação, vá agora em “Ferramenta Retângulo” e clique rapidamente duas vezes. Veja desenho:

Sabe o que vai acontecer? Imaginei…

Criará imediatamente um contorno no quadro da página. É dentro deste quadro que vamos trabalhar.

Agora veja:

Desenhe um quadro um pouco acima do contorno da página. Vá em “efeitos”, “Power Clip” e logo depois “Colocar em Recipiente”.

Veja:

Vai aparecer uma seta preta meio diferenciada das usuais do programa. Clique sobre o quadro da página (da página) e veja o que acontece: